Subscribe to RSS
banner

Parque Água Branca

Parque da Água Branca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque da Água Branca Localização Barra Funda, São Paulo, Brasil
Inauguração 2 de junho de 1929,

O Parque da Água Branca, ou Parque Fernando Costa, ou Parque do Bill é um parque de 136.765.41 m², e tem como enderêço a Avenida Francisco Matarazzo,455 – Água Branca (bairro de São Paulo). Localizado no distrito da Barra Funda, na cidade de São Paulo, Brasil.
Foi criado em 2 de junho de 1929 pelo Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa, com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas. Na ocasião, a Avenida Água Branca sequer havia sido asfaltada.

Em 1996, o parque foi tombado pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo.

Abriga o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o FUSSESP,(antigo Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo). A sede do Fundo funcionava em um palacete antigo da avenida Rio Branco, em Campos Elíseos, em frente ao Palácio dos Campos Elíseos,o antigo palácio do governo paulista.
Em 1980, no governo Maluf, a sede foi transferida para o atual endereço, na rua Ministro de Godói, 180 – Parque Fernando Costa (Água Branca).

Abriga diversas associações de criadores de raças de equinos e bovinos e a AAO (Associação dos Agricultors Orgânicos de São Paulo). Também abriga o Instituto de Pesca e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre, entre outras instituições.

Reforma

Em agosto de 2010 a então primeira-dama do estado, Deuza Goldman, empreendeu profunda e extensa reforma no parque, derrubando várias palmeiras, árvores antigas e vegetação espontânea (“mato”) do bosque, retirando inclusive o banco de sementes deste, e fazendo no local uma trilha de cascalho para caminhadas.

Os gatos, saguis, galinhas, patos e pavões que viviam no local foram eliminados, o que desagradou a Associação de Amigos do Parque, além dos frequentadores. A criação de uma praça de alimentação ameaça o café da manhã orgânico que era servido três vezes por semana. Foi necessario pedir reforço da Polícia Militar para conter os protestos e seguir com a derrubada de árvores decidida unilateralmente pela primeira-dama, sem consulta a órgãos ambientais.

Além disso, festas tradicionais da cultura do interior do estado de São Paulo não poderão mais ser realizadas no Parque, que abrigará um teatro, uma praça de alimentação, e outros espaços de características metropolitanas.

0 comments

Add your comment

Nickname:
E-mail:
Website:
Comment:

Other articlesgo to homepage

Parque Raposo Tavares

Parque Raposo Tavares(0)

 Parque Raposo Tavares Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Parque Raposo Tavares é um parque municipal administrado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Localiza-se no bairro de Vila Albano, na altura do quilômetro 14,5 da Rodovia Raposo Tavares, no distrito homônimo da capital paulista. Inaugurado em 1981, é

Praça Vilaboim

Praça Vilaboim(0)

 Praça Vilaboim Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Praça Vilaboim é uma praça localizada no bairro de Higienópolis, zona centro de São Paulo. Trata-se de um dos principais pontos do bairro, possuindo uma praça, toda arborizada e cercada por pontos comerciais diversos, notadamente restaurantes, livrarias. Tem início na esquina com Rua Piaui, 959 e tendo como

Parque da Previdência

Parque da Previdência(0)

O Parque Previdência é um parque municipal situado no extremo oeste da capital de São Paulo no bairro de Jardim Rolinópolis, prôximo a rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 91.500m². Foi fundado em 21 de setembro de 1979. O parque recebeu este nome por que o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo

Parque Lina e Paulo Raia

Parque Lina e Paulo Raia(0)

Parque Lina e Paulo Raia Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Parque Lina e Paulo Raia é um parque localizado no distrito de Jabaquara, na zona sul da cidade de São Paulo. Possui área de 15 mil m². Ligações externas Parque Lina e Paulo Raia no site da Prefeitura de São Paulo. how to become

Parque Buenos Aires

Parque Buenos Aires(0)

Parque Buenos Aires Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Parque Buenos Aires é um parque público localizado no bairro de Higienópolis (distrito da Consolação), na região central da cidade de São Paulo, outrora chamado Praça Buenos Aires e Praça Higienópolis. Em sua frente está a avenida Angélica (antiga rua Itatiaia), tendo em um dos lados

read more
banner

Contacts and information

A Bestsp trabalha com um sistema de marketing digital integrado ideal para sua empresa, banda ou evento, onde trabalhamos desde de uma simples notícia a um projeto completo, conheça a bestsp.

Orgulhosamente parceira Mediatemple, hospede seu site com a Bestsp e tenha nosso guia para divulgar seus serviços.

Social networks

Most popular categories

Buy This Theme
© 2011 Gadgetine Wordpress theme by orange-themes.com All rights reserved.